Associação de Reformados, Pensionistas e
Idosos de Agualva-Cacém
A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Agualva-Cacém, que por abreviatura usa a sigla ARPIAC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), constituída sem fins lucrativos, regida pelos seus Estatutos bem como pela legislação aplicável, com sede na cidade do Cacém. Esta desenvolve a sua atividade de acordo com os princípios orientadores da economia social, definidos na Lei n.º 30/2013 de 8 de maio, bem como no previsto no Decreto-Lei n.º 119/83 de 25 de fevereiro.
​
A sua fundação remonta legalmente a 1982, se bem que as suas raízes reportem a meados da década de 1970. Desde as suas origens que a ARPIAC prossegue os objetivos de solidariedade social, de apoio às famílias e às pessoas idosas, constituindo estes a razão da sua existência.
Na prossecução da sua finalidade, atua na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão e a integração social. Para tal, cria, mantém e desenvolve as seguintes atividades:
-
Apoio aos seus associados na velhice e invalidez, bem como em situações de falta ou diminuição de meios de subsistência
-
Apoio às famílias, visando a sua integração social e comunitária;
-
Apoio a crianças e jovens, cooperando com as famílias na educação dos seus filhos;
-
Apoio a outras iniciativas de índole cultural e de ocupação de tempos livres, que visem o bem-estar e o envelhecimento ativo da população sénior;
-
Outras iniciativas/atividades não incluídas nos pontos anteriores, desde que contribuam para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos.
​
Para tal, atualmente, presta vários serviços à comunidade através do funcionamento de quatro respostas sociais, nomeadamente ERPI, Centro de Dia, SAD e Creche, existindo em todas elas um Protocolo de Cooperação com a Segurança Social, bem como através do funcionamentos de uma Academia Cultural Sénior.
​
Tendo em vista a sua finalidade de atuação, a ARPIAC apresenta como missão, visão e valores:
Missão
Prestar serviços de qualidade na área social aos cidadãos da comunidade, adequados às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e da dignidade humana
Visão
Proporcionar respostas sociais de referência, reconhecidas pela qualidade dos serviços prestados, apostando na inovação e na melhoria contínua
Valores
-
Solidariedade
-
Dignidade humana
-
Igualdade
-
Não discriminação
-
Transparência
-
Responsabilidade individual
-
Espírito de equipa
-
Profissionalismo
-
Rigor
-
Qualidade